O primeiro debate televisivo com os candidatos à prefeitura de Curitiba foi realizado nesta noite de quinta-feira (08) pela TV Band Paraná. Participaram os candidatos: Andrea Caldas (PSOL), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SOLIDARIEDADE), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (UNIÃO), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).
Essa foi a primeira vez em que os candidatos se encontraram para debater, responder perguntas e apresentar aos eleitores suas principais propostas.
Foram duas horas de debate com mediação da jornalista Alessandra Consoli, que teve início às 22h30 da noite e foi dividido em três blocos. Os três blocos concederam oportunidade para que os candidatos direcionassem perguntas aos adversários, sem perguntas realizadas pela TV Band, como ocorreram em outros debates anteriores. A ordem dos candidatos para perguntar foi decidida por sorteio, com direito a réplica e tréplica.
O gerente de jornalismo da TV Band Curitiba, João Azevedo, destacou a importância da realização dos debates para o processo decisório dos eleitores que vão às urnas em outubro.
Durante a troca de perguntas, candidatos focaram principalmente em Saúde e Segurança, com discussões sobre os atendimentos em hospitais para a população e investimentos no efetivo de segurança da cidade.
Por determinação da TV Band Paraná, a candidata Cristina Graeml (PSB) não participou do debate. Ela lamentou a decisão.
O advogado da TV Bandeirantes, Marluz Lacerda Dalledone, explicou sobre os critérios para convite dos candidatos e alegou “falta de representatividade” na candidatura de Cristina.
Até as eleições em 6 de outubro, os candidatos ainda devem participar de mais dois debates televisivos. Nesse período, a partir de 16 de agosto, começa a propaganda eleitoral, com o horário eleitoral gratuito, que passa a ser exibido a partir de 30 de agosto em rádios e televisões.