A Genial/Quaest divulgou nova pesquisa sobre o cenário nacional para as eleições de 2026. A sondagem divulgada nesta quinta-feira (21) traçou diversos cenários de segundo turno e indica recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com vitória sobre todos os potenciais adversários.
Na pesquisa anterior, de julho, a pesquisa trazia empate nas simulações envolvendo Lula e os governadores, inclusive com o paranaense Ratinho Junior. Essa mudança de rumo percebida agora seria efeito do tarifaço dos EUA, que deu fôlego novo ao petista junto a parte do eleitorado.
SAIBA MAIS
No retrato de hoje, Ratinho Junior aparece 10 pontos atrás do atual mandatário: em um eventual segundo turno entre eles, Ratinho tem 34% das intenções de voto contra 44% do atual mandatário. Os indecisos foram 4% e 18% não souberam ou não responderam.
Dentre os governadores apontados como potenciais candidatos à presidência no ano que vem, o desempenho de Ratinho Jr só não é melhor do que o de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que apareceu com 35% contra 43% de Lula.
De olho nos demais governadores que aparecem nas simulações, Eduardo Leite (PSD-RS) perderia para Lula por 46% a 30%. O mineiro Romeu Zema (Novo) aparece com 32% contra 46% e Ronaldo Caiado (União-GO) tem 31% contra 47% do petista.
Potencial de voto e rejeição
A pesquisa da Genial/Quaest mediu ainda aspectos como conhecimento, potencial de voto e rejeição das lideranças nacionais. Nesta leitura, Ratinho Junior é desconhecido por 46% dos ouvidos, 21% disseram que conhecem e votariam no paranaense. Outros 33% conhecem e não votariam nele.
Ainda na pesquisa, o governador do Paraná volta a se destacar como nome da direita para a disputa em 2026.
Dentre as perguntas feitas aos ouvidos, o instituto de pesquisas quis saber quem deveria ser o candidato caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não apareça nas urnas. Nas respostas, Ratinho Junior foi lembrado por 10%, atrás de Michelle Bolsonaro, com 16%, e do governador paulista Tarcísio de Freitas, com 14%.
O paranaense não está no topo, mas aparece a frente de nomes como Pablo Marçal, dos também governadores Eduardo Leite, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, além dos filhos de Bolsonaro, Eduardo e Flavio.
Sobre a pesquisa
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. Foram realizadas 12.150 entrevistas presenciais, feitas com brasileiros com mais de 16 anos em avaliação nacional e amostra especial para o 2º turno nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Bahia.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais na amostra nacional e em São Paulo e de 3 pontos percentuais nas amostras estaduais.








