No Paraná, 1.546 nomes se colocaram como opção para a população nas eleições deste ano. O número representa um aumento de 20% quando comparado com as eleições de 2018.

São 872 registros de nomes para deputado estadual, o que representa 16 candidatos por vaga. Para deputado federal foram registradas 626 candidaturas, uma disputa de 20 nomes para cada cadeira. São também ainda 10 nomes concorrendo ao Senado, que terá somente um eleito, e 9 para o cargo de governador e vice.

De acordo com o jurista Flávio Pansieri, especialista em direito constitucional, esse crescimento se dá principalmente pelas mudanças na legislação eleitoral.

No pleito deste ano as mulheres representam 33% das candidaturas totais. Um dado importante, que mostra mudanças nos padrões, segundo o especialista.

Dos candidatos, 68 buscam a reeleição: 42 deputados estaduais e 23 deputados federais querem manter o cargo. O especialista afirma que há uma mística sobre a manutenção dos mesmos representantes do legislativo, mas observa alternância do poder.

O dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno das eleições, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas sejam julgados pela Justiça Eleitoral. Também é o prazo final para eventuais recursos decorrentes do processo.