Ainda sem data marcada, a eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve ter dois candidatos: Reinaldo Carneiro Bastos (foto), presidente da Federação Paulista de Futebol desde 2015; e Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na sexta-feira passada (29), foi divulgado um manifesto com 38 assinaturas a favor de Bastos. Entre os apoiadores, os quatro eleitores paranaenses: Federação Paranaense de Futebol, Athletico, Coritiba e Operário.

No colégio eleitoral da CBF são três os níveis dos eleitores: os votos das federações estaduais valem três, os dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro têm peso dois (caso do Athletico) e os das Série B um (Coritiba e Operário).

O eleito vai ocupar o cargo que foi de Ednaldo Rodrigues, afastado da presidência da entidade no dia 7 de dezembro por ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). De forma interina, a CBF é comandada hoje por um interventor, José Perdiz, que é o presidente do STJD.

Os apoiadores de Reinaldo Carneiro Bastos

Federações (8): Acre, Amapá, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Tocantins;

Clubes da Série A (14): Athletico, Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza, Fluminense, Goiás, Internacional, Juventude, Palmeiras e São Paulo;

Clubes da Série B (16): Amazonas, América mineiro, Avaí, Botafogo de Ribeirão Preto, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Novorizontino, Guarani, Ituano, Mirassol, Operário, Ponte Preta, Santos, Sport e Vila Nova.