A fábrica de madeira Millpar, que exporta sua produção para os Estados Unidos, maior mercado consumidor, colocou 720 funcionários, de um total de 1.100 colaboradores, em férias coletivas nas duas unidades da empresa, localizadas em Guarapuava e Quedas do Iguaçu. As férias coletivas de 30 dias foram iniciadas em 14 de julho para todos os colaboradores de setores atrelados à manufatura de molduras para exportação.
Conforme a MiIlpar, atualmente, a operação da empresa está parada, com exceção das áreas administrativas.
A decisão foi tomada após as tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano Donald Trump, que impôs taxas de 50% para alguns produtos exportados por empresas brasileiras. As medidas começam a valer nesta quarta-feira (6).
SAIBA MAIS
- BRDE anuncia crédito emergencial para empresas afetadas por tarifa dos EUA
- “Ainda é hora de negociação”, diz especialista em estratégia internacional sobre impacto do tarifaço nas exportações paranaenses
- Empresas paranaenses afetadas por tarifaço dos EUA devem buscar BRDE e Fomento, orienta secretário da Fazenda
Segundo a Millpar, a empresa transforma recursos florestais renováveis, de forma sustentável, e integra um grupo econômico com mais de 50 anos de atuação no estado.
A produção da empresa é voltada a itens, como painéis para embalagens, molduras, rodapés, forros, janelas, móveis, componentes para escadas, entre outros.
O diretor de Comércio Exterior da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Aluzio Andreatta, falou sobre os impactos para o setor madeireiro do estado.
Aluzio Andreatta também falou sobre as novas linhas de crédito abertas pelo governo do estado para os setores afetados pelo tarifaço.
Em nota, A Millpar informou que tem tomado decisões com base em dados concretos, visão de longo prazo e foco na sustentabilidade do negócio. A empresa disse que já enfrentou grandes desafios antes e é justamente nesses momentos que reforça a capacidade de adaptação e resiliência.
A empresa enfatizou que a gestão está acompanhando de perto essa movimentação global. Todas as decisões são orientadas por estudos e avaliações do mercado, sempre com prudência e respeito às pessoas que constroem a história da Millpar.








