A partir deste ano letivo, estudantes dos 8º e 9º anos da rede estadual de ensino de 800 escolas devem ficar sem a disciplina de artes. A decisão é da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Nesta quarta-feira (11) a pasta comunicou que voltou atrás sobre uma determinação de dezembro do ano passado, em que retirava a matéria do currículo em todas as escolas nos anos finais do ensino fundamental.
Segundo a secretaria, a mudança da matriz curricular no Paraná não exclui o pensamento artístico, que pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar. A pasta vai incluir aulas do pensamento computacional para as séries em questão.
Segundo o secretário de estado da educação, Roni Miranda, esse número abrange as instituições que já oferecem ou que estão prontas para ofertar uma sexta aula.
Walkiria Olegário Mazeto, presidente da APP Sindicato, afirma que a defesa é pela manutenção das duas disciplinas: a de artes e a de pensamento computacional.
A Seed informou que estuda viabilizar uma sexta aula para os estudantes dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental, nas 800 escolas restantes, ainda em 2023.