Em entrevista ao CBN Curitiba 1ª Edição de hoje (24), o especialista em Direito Penal, Lincoln Domingues, afirmou que o juiz federal Eduardo Appio pode reassumir os processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba. Isso, caso o magistrado seja inocentado das acusações de ameaças contra o filho do desembargador Marcelo Malucelli, João Eduardo Barreto Malucelli, que é sócio do ex-juiz federal e atual senador Sérgio Moro (União Brasil).

O afastamento de Appio é temporário, por 15 dias, e foi determinado pelo Conselho Regional do TRF-4. Quem assume temporariamente a vaga de Appio é a juíza substituta Gabriela Hardt.

O especialista em Direito Penal repercutiu também a cassação do deputado federal pelo Podemos, Deltan Dallagnol. O advogado teve acesso ao acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para ele, a decisão dos ministros do TSE foi equivocada e não burlou a Lei da Ficha Limpa, já que não havia pendência de processo administrativo disciplinar no momento em que Deltan pediu exoneração do Ministério Público Federal (MPF). Ouça a entrevista.