O edital Bicho do Paraná, que pretende editar textos infantojuvenis de escritores paranaenses, tem inscrições abertas até 15 de agosto. O objetivo do projeto é transformar os textos em obras literárias no formato e-book, por meio da oferta de revisão de profissionais qualificados, editoração, ilustração, cadastro de ficha catalográfica e ISBN, além do depósito na Biblioteca Nacional.

Para participar é necessário ter nascido no Paraná ou morar no estado, ter mais de 18 anos e enviar um texto de prosa ou poesia, com 6 mil a 8 mil caracteres. A seleção será realizada por três profissionais especialistas em literatura, que vão considerar a qualidade literária, criatividade e originalidade.

As obras selecionadas irão compor o acervo da Biblioteca Virtual Bicho do Paraná, que se encontra em processo de construção. A biblioteca tem como proposta divulgar obras e produzir perfis sobre os autores paranaenses. O acesso às obras na Biblioteca será gratuito.

Após a produção dos e-books, os autores poderão disponibilizar seus livros em outras plataformas ou imprimi-los para venda. O concurso foi lançado pela Editora ABC Projetos, por meio de recursos da lei de incentivo à cultura. A inscrição para o edital pode ser feita neste link.