O mais novo lançamento de Johnnie Walker Blue Label, o whisky Elusive Umami, ganha lançamento em Curitiba com uma série de eventos exclusivos no restaurante Ichigo Ichie, inaugurado recentemente como uma das grandes novidades do mundo gastronômico curitibano.

Nos dias 3, 4 e 5 de junho próximos, às 20h, a casa recebe jantares harmonizados que vão aliar a alta gastronomia japonesa com a alta coquetelaria internacional, destacando o sabor umami.

Tanto é assim, que o chef Regis Hideki Shiguematsu criou um menu especial para combinar com o novo produto, que tem edição limitada de apenas 10 mil garrafas no mundo todo. E ainda haverá drinques elaborados pelos bartenders Vitoria Kurihara e Ariel Todeschini, colecionadores de prêmios. Vitória foi eleita a melhor bartender do Brasil pelo concurso World Class, em 2023, e Ariel está entre os finalistas deste ano.

Para apresentar o Elusive Umami, a noite terá ainda a participação de um dos maiores especialistas em destilados do país, Nicola Pietroluongo, único expert brasileiro com a certificação máxima (o cobiçado “level 3”) da instituição britânica Wine & Spirits Education Trust (WSET).

O quinto sabor
E o que é, então, o umami.
Enigmático para alguns e muito valorizado na gastronomia japonesa, o umami é o quinto sabor presente no paladar humano, ao lado dos quatro mais conhecidos: doce, salgado, amargo e azedo. Para promover exatamente essa experiência sensorial em busca deste marco gastronômico, o chef elaborou um menu degustação com nove passos, harmonizados com diferentes bebidas: o próprio Blue Label Elusive Umami e coquetéis autorais.

Vamos ao que será?
A jornada gastronômica começa com o Welcome drink, composto pelo coquetel Ballin Highball. Assinado por Vitória Kurihara, traz whisky Singleton, vinho colheita tardia e bitter umami. Para acompanhá-lo, será servido Tempura de milho.

O segundo passo é o Elusive Moment: o Johnnie Walker Blue Label Elusive Umami será servido junto com Bottarga, preparo especial com ovas de peixe.

Em seguida, o cardápio traz duas entradas, três principais frios, um principal quente e sobremesa. As entradas são: Rock shrimp tempura (tempura de camarão rosa com maionese picante) e Tartar de salmão, temperado com azeite, pimenta branca, cebola roxa, cebolinha, shoyu e flor de sal. Ambas são harmonizadas com o drinque Golden hour, de Ariel Todeschini, que mixa Johnnie Walker Gold Label, Oolong (chá oriental) e espumante.

Os pratos principais frios reúnem ícones da comida japonesa: Seleção de sashimis (atum, salmão e peixe branco da estação) e Seleção de sushis (atum, barriga de salmão, peixe branco da estação, vieira, camarão e dyo de ovo de codorna trufado). O prato quente leva à mesa o Robalo marinado e grelhado no missô, acompanhado por legumes na brasa.

Tanto frios como o quente serão harmonizados com outra criação de Vitória, o Shisa, que traz na receita Johnnie Walker 18Y0, cordial de kuri (castanha japonesa) com jasmim e soda de aloe vera.

Encerrando o jantar, a sobremesa é o Mochi ice cream de paçoca, com farofa crocante de castanha, uma releitura dos tradicionais bolinhos japoneses recheada com sorvete artesanal. Vai à mesa harmonizada com o Kumiko, coquetel de Ariel Todeschini com Johnnie Walker Blue Label, vinho branco e maçã.

O whisky
O Blue Label Elusive Umami tem como sua principal proposta alcançar o sabor enigmático do Umami.
A edição limitada é uma expressão pioneira criada em uma colaboração inédita pela master blender britânica Emma Walker, uma das mais renomadas especialistas em whisky do mundo, e o premiado chef japonês Kei Kobayashi, que conquistou três estrelas Michelin com seu restaurante, na França. O resultado traz blending perfeito ao capturar o equilíbrio de sabores doces e salgados, com notas de laranja e frutas vermelhas, especiarias amadeiradas, um toque defumado com sal e pimenta e um final longo e docemente frutado.

O Elusive Umami entra para o mercado global oferecendo mais uma experiência premium promovida pela Diageo, líder mundial no segmento de bebidas de alto padrão. Com o intuito de celebrar o sabor do quinto paladar e uni-lo ao whisky número um do mundo, a dupla somou anos de experiência a uma seleção minuciosa de barris – apenas um em 25.000 consegue dar vida à essência indescritível presente no líquido final.

Das três datas, ainda existem reservas disponíveis somente para o dia 5. Podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 9896-4928. O valor por pessoa é de R$ 830, incluindo gastronomia e bebidas.

Restaurante Ichigo Ichie Japanese Culinary Art
Avenida Sete de Setembro, 5970 – Seminário
Reservas pelo WhatsApp: (41) 9896-4928.
Instagram: www.instagram.com/ichigocuritiba/