Considerada um dos principais eventos do gênero no mundo, a Oficina de Música de Curitiba vai ocupar o calendário da cidade entre os dias 22 de janeiro e 02 de fevereiro de 2025, mais uma vez com aulas realizadas na PUCPR.

Esta será a 42ª edição da Oficina e as inscrições para os cursos estão abertas, com expectativa ainda pela divulgação da lista completa das atividades e professores e também da programação que vai ocupar os principais palcos curitibanos em paralelo às aulas.

Em 2025, a Oficina homenageia mulheres – tanto aquelas que deixaram um legado incontestável para a música brasileira, quanto expoentes da música contemporânea.

O principal nome reverenciado nesta edição é Chiquinha Gonzaga, compositora e regente pioneira, autora da mais conhecida marchinha de carnaval, Ó Abre Alas.

A modernista e inovadora Eunice Katunda e a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Música Dinorá de Carvalho também serão lembradas, junto de homenagens às compositoras Marisa Rezende e Silvia Berg, pelas suas contribuições ao cenário da atualidade.

Além das mulheres, a Oficina destacará ainda os 120 anos de Heitor Villa-Lobos e os 340 anos de Johann Sebastian Bach, com interpretações em concertos especiais.

Interessados em participar da 42ª Oficina de Música de Curitiba têm até 13 de dezembro para se inscrever nos cursos com processo seletivo. As inscrições para instrumentos têm o valor máximo de R$ 150 e alunos inscritos em mais de um curso têm direito a desconto progressivo. As informações completas você encontra em oficinademusica.curitiba.pr.gov.br/.

Por: Cristina Seciuk