Fui perguntado sobre qual o melhor modelo de administração. Respondi que não sei se existe um modelo que seja melhor que todos os demais, pois há vários modelos bons e provados com bons resultados.

Mas eu adoto um modelo, que é mais um roteiro de trabalho, que julgo bastante bom, qualquer que seja a tarefa administrativa. Meu roteiro tem seis etapas.

ETAPA 1: IMAGINAÇÃO. Diante de uma tarefa, um projeto, a escolha de um negócio, um problema importante, enfim, diante de uma situação qualquer, nós começamos a pensar a respeito conforme nossos conhecimentos, ideias e crenças. Esta é a etapa da imaginação.

ETAPA 2: INFORMAÇÃO. Nesta etapa, nós devemos colher informações reais e verdadeiras sobre os vários aspectos do assunto em análise.

ETAPA 3: ESTUDO. Nesta etapa, juntamos nossa imaginação com as informações reais e então devemos estudá-las em seus detalhes, causas e consequências. É o momento de estudos e aprendizagem, quando devemos ter profundo respeito pelos fatos reais, mais que por opiniões sem base.

ETAPA 4: DECISÃO. Após passar pelas etapas de IMAGINAÇÃO, INFORMAÇÃO e ESTUDOS, é hora da decisão. E a decisão é sempre crucial, pois implica fazer uma escolha e abandonar as alternativas.

ETAPA 5: EXECUÇÃO. Na medicina se diz que todo tratamento tem dois pontos: o remédio e o jeito de tomá-lo. O remédio certo, tomado do jeito errado, dará errado. O remédio errado, tomado do jeito certo, também dará errado. A decisão boa precisa ter execução boa e eficiente, para poder dar certo.

ETAPA 6: CONTROLE. Nesta etapa é feita a auditoria e avaliação de todo o processo para comparar o resultado planejado com o resultado efetivamente obtido.

Esse roteiro vale na gestão das finanças pessoais e na administração de empresa ou qualquer projeto. Encerro com a seguinte citação: muitas pessoas fracassam não é por falta de conhecimentos e ideias, mas por falta de disciplina, ordem e método.

O que temos neste modelo, ou roteiro, é ordem e método. Pense nisso.