Eu tenho recebido perguntas sobre investimento em ações de empresas. O assunto é longo e há muito o que estudar e aprender, então, vou dizer umas poucas palavras a respeito.

Se você pretende investir em ações de empresa, comece por entender o assunto. Uma empresa precisa de capital financeiro para montar sua estrutura e movimentar seus negócios.

Os sócios da empresa podem não ter todo o dinheiro de que precisam para montar o negócio e sustentar seu funcionamento. Então, eles podem buscar financiamentos nos bancos ou podem abrir o capital, tornar uma empresa por ações, e vender essas ações ao público.

O primeiro ponto a entender é: ação de uma empresa é um pedacinho do capital da empresa, é uma fração do capital, logo, quando você compra ação de uma empresa, você está comprando parte da empresa. Você se torna um pequeno dono.

O segundo ponto é: analise as ações da empresa como se você fosse comprar a empresa toda. Você deve analisar a estrutura financeira da empresa, saber qual é seu negócio, conhecer o passado dela, seus aspectos comerciais e qual a perspectiva de futuro para o negócio. Enfim, você deve analisar a empresa para saber se ela é boa, estável, lucrativa e se tem perspectivas de futuro.

O terceiro ponto é: se você não entende nada de contabilidade, finanças, lógica de negócios e lógica empresarial, você precisa estudar, aprender um mínimo a respeito e sempre é bom consultar alguém que possa te ajudar. Mas fuja de dicas, chutes e palpites de quem não é especialista no assunto.

Quarto ponto: fuja de modismos e projetos que prometem milagres e riqueza fácil. O mundo está cheio de pobretões tentando vender fórmulas para os outros ficarem ricos.

Quinto ponto: investir em ações não é difícil, mas exige um temperamento adequado. Seja paciente, estude e sobretudo não finja conhecer o que você não conhece.

Sexto ponto: você pode investir em ações pensando apenas em revendê-las a um preço maior. Nesse caso, você é um especulador, não investidor.

O investidor investe em ações de empresas lucrativas como quem compra um imóvel para alugar e viver de renda. O investidor compra ações de empresas lucrativas que pagam dividendos, ou seja, elas distribuem parte de seus lucros aos acionistas.

Por enquanto, é isso!

Quer escutar a coluna completa desta segunda-feira (15) com José Pio Martins? Confira:

José Pio Martins, economista, professor, palestrante e consultor de economia, finanças e investimentos.