O pensador Thomas Paine (1737-1809), em sua obra Senso Comum, disse que fazemos confusão entre sociedade e governo, a ponto de vermos pouca distinção entre eles.

Segundo Paine, as duas instituições são não apenas diferentes, mas também nascem de origens diferentes. Ele disse: “A sociedade é produzida por nossas necessidades, e o governo por nossas fraquezas; a primeira promove nossa felicidade de modo positivo, unindo nossas afeições, enquanto o segundo promove nossa felicidade de modo negativo, restringindo nossos vícios. A sociedade encoraja a união, e o governo cria distinções”.

Em boa parte do mundo, o Estado vem se agigantando, submetendo e sufocando os indivíduos, reduzindo as liberdades e aumentando a opressão contra, inclusive, o direito de opinião. Cito aqui as palavras do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan. Disse ele:

“Nossa revolução foi a primeira na história da humanidade que realmente mudou o rumo do governo, e com três pequenas palavras: We the people (ou seja, Nós, o povo). Somos nós, o povo, que dizemos ao governo o que fazer e não o contrário. Nós, o povo, somos o motorista e o governo é o carro, e somos nós que decidimos para onde ele deve ir, por qual rota e em que velocidade.

“Quase todas as constituições do mundo são documentos nos quais o Estado diz a seus cidadãos quais são seus privilégios. Nossa Constituição é um documento pelo qual, nós, o povo, dizemos ao governo aquilo que lhe é permitido fazer. Nós, o povo, somos livres. Este princípio tem sido o fundamento de tudo o que procurei fazer nos últimos oito anos, mas lá nos anos 60, quando comecei, parecia que começávamos a inverter a ordem das coisas. Que por meio de mais e mais regras, regulamentações e tributação predatória, o governo confiscava mais de nosso dinheiro, mais de nossas opções e mais de nossa liberdade.

“Entrei na política, em parte, para poder levantar a minha mão e dizer: PARE! Penso que conseguimos parar muito do que precisava ser detido. E espero ter, uma vez mais, recordado às pessoas que o homem não é livre a não ser que o governo seja limitado; à medida que o governo aumenta a liberdade diminui.” O comentário, deixa para você. Pense nisso.

José Pio Martins, economista, professor, palestrante e consultor de economia, finanças e investimentos.