O planeta Terra é um globo, que tem duas esferas. A esfera terrestre e a esfera marítima. A esfera terrestre é composta de continentes, regiões e países. Um país é um pedaço de território com uma comunidade de pessoas que vivem sob a mesma constituição, as mesmas leis e outras coisas em comum.

O mundo tem 193 países reconhecidos internacionalmente e são filiados à ONU. A primeira grande questão de geopolítica é como esses países se relacionam uns com os outros.

Ou seja, como a esfera terrestre de cada país se relaciona com a esfera marítima e, a partir daí, como esse país se relaciona com os demais.

Um país pode ter longa costa de mar, porém, se não tiver portos, ele não se conecta com as águas dos oceanos nem com outros países.

Uma condição para o crescimento econômico, a fim de sair da pobreza, depende de que o país tenha portas para o mundo… ou seja, portos.

O progresso econômico, a projeção de poder político, o comércio exterior e a importância naval dependem de o país ter portos e, portanto, ter potência no fluxo de comércio de mercadorias, máquinas, matérias-primas, minerais, pessoas etc.

Dos 193 países, 44 deles não têm costa marítima. Aqui na América do Sul, Paraguai e Bolívia são dois países que não têm costa marítima.

Desses 44 países sem costa marítima, somente 4 deles são países desenvolvidos. Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein. Os demais são subdesenvolvidos.

A Rússia é um caso à parte. O país é banhado por mares lá parte de cima do país, porém, são mares congelados. A rigor a Rússia não tem saída para um mar que banhe sua costa e viabilize navegação marítima comercial. Ela depende de outros países, por exemplo, no mar báltico.

Então, o primeiro obstáculo ao crescimento brasileiro é a precária estrutura de portos. O Brasil tem 7.367 km de costa marítima, mas a estrutura portuária é pífia, pequena e, mesmo assim, alguns portos brasileiros têm pequeno calado, é o caso de Paranaguá. Calado é aquela parte do navio que fica embaixo da água.

Veja, dos 10 maiores portos mundiais, 7 são chineses. O maior porto brasileiro é o porto de Santos, e ele está em 39º lugar entre os maiores portos do mundo.

Aqui está um grande obstáculo ao crescimento econômico brasileiro: a pequena estrutura portuária. Nossos portos são poucos e têm baixo fluxo de comércio em comparação com os demais do mundo.

O segundo obstáculo é pequena rede ferroviária brasileira. O Brasil tem menos de 30 mil km de estradas de ferro. Os Estados Unidos têm 226 mil km de estradas de ferro.

Claro que o Brasil tem um problemão: o mar bate na margem brasileira e logo adiante há um paredão de serras, morros e montanhas, e isso segue.

Basta você olhar a Serra do Mar desde um navio… ou então, quando você chega de navio no Rio de Janeiro, você aquele paredão de morros e montanhas.

O Brasil não é um país plano. Nosso relevo prejudica o progresso portuário e principalmente a construção de um sistema de ferrovias.

Você já viu alguma grande discussão entre os políticos e os parlamentares sobre essas importantes questões do Brasil? Não né?

Pense nisso!