Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, o Teatro Guairinha, em Curitiba, recebe o monólogo “E vocês, quem são?”, dirigido por Samuel de Assis e escrito por Jonathan Raimundo. A peça se destaca pelo tom provocativo e pela reflexão sobre as dinâmicas raciais na sociedade brasileira contemporânea, colocando em foco o papel da branquitude em um contexto de extrema desigualdade.

Samuel de Assis, diretor da peça, define o texto como forte, reflexivo e agressivo, para reverberar na cabeça de todos. Segundo ele, a montagem nasceu de um desabafo. “Eu pedi um texto ao Jonathan e ele me mandou a primeira versão em três horas. Então, peguei o texto proseado dele e fiz um trabalho de dramaturgismo para criar uma história. Como eu não sabia se isso ia dar certo, fiquei receoso de chamar alguém para dirigir, por isso todo o processo de ensaio fiz em frente ao espelho”, conta.

Foto: Divulgação

O texto aborda questões frequentes e atuais relacionadas à raça e gênero, contextualizando-os com a história do Brasil. Além disso, discute o legado de Machado de Assis, um dos maiores autores negros brasileiros.

A direção de arte minimalista de Marcio Macena, representada por um coração humano em cena, simboliza a entrega emocional e pessoal do protagonista ao público. Os figurinos, criados pela marca baiana Meninos Rei, estreante no teatro após seu sucesso na moda, celebram a ancestralidade e a autenticidade da cultura negra brasileira.

A trilha sonora, executada ao vivo pelos músicos Cauê Silva e Leandro Vieira, complementa a atmosfera do espetáculo com músicas icônicas de artistas negros, incluindo composições originais de Coruja BC1 e Larissa Luz, que também contribuiu como diretora musical ao lado do coletivo Os Capoeira.

SERVIÇO

E vocês, quem são?

Local: Teatro Guairinha
Quando: 2/8 (sexta) e 3/8 (sábado) às 20h30; 4/8 (domingo) às 19h
Ingressos aqui.

Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Lucian Pichetti