Em duas semanas, o número de casos ativos da Covid-19, ou seja, de pessoas infectadas e com potencial de transmissão do vírus, em Curitiba, cresceu mais de 70%. Os dados são do Painel Covid, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No dia 11 de abril, eram 442 casos ativos, e nesta segunda-feira (25), eram 825 pessoas com potencial de transmissão.

Apesar do aumento, o número é considerado dentro da normalidade, pois, esse é um reflexo da flexibilização do uso de máscaras, principalmente, em locais fechados.

Para o médico infectologista e doutor em doenças tropicais e infecciosas, Francisco Beraldi de Magalhães, apesar do aumento, é possível dizer que a cidade vive uma estabilidade. No entanto, ele alerta para os dois feriados prolongados que podem representar um aumento significativo de casos ativos nos próximos dias.

Francisco Beraldi de Magalhães também frisou que é preciso aguardar um tempo até que seja mudado o status de pandemia. Apesar de ser uma questão mais técnica do que prática, ele explica que o cenário só pode ser alterado quando os números permitirem.

No entanto, para isso acontecer, é preciso que a maior parte da população esteja em dia com a vacinação contra o novo coronavírus. Em Curitiba, por exemplo, mais de 80% da população apta para receber o imunizante, já tomou duas doses. Por outro lado, existe uma busca baixa para a terceira ou quarta dose.

Francisco Beraldi de Magalhães ressalta a importância de as pessoas não se desestimularem da vacinação para que o cenário possa ficar ainda melhor.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a cobertura da dose de reforço ou terceira dose, está em 50%. Ao todo, foram aplicadas 970.974 terceiras doses.