O câncer de cólon que acometeu o Pelé pode ter atingido cerca de 60 mil pessoas no Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença, no entanto, pode ser tratada se identificada antecipadamente. Por isso, de acordo com o cirurgião oncológico, Bruno Azevedo, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), é preciso desmistificar os exames preventivos, como a colonoscopia.
A partir dos 50 anos, uma vez a cada 5 anos, é recomendável que todas as pessoas façam a colonoscopia. Ela pode diagnosticar um câncer precoce, em que a chance e cura é maior. Bruno Azevedo aponta quais sintomas devem ser observados.
Fatores genéticos e má alimentação contribuem para o surgimento desta enfermidade. O especialista ainda destaca que o aparecimento de tumores benignos, chamados de pólipos, podem dar origem ao câncer, se não tratados no começo.
Desta maneira, a principal forma de prevenção é a alimentação saudável, prática de exercícios físicos e exames de rotina periódicos.