O governador Ratinho Júnior (PSD) comentou, durante coletiva de imprensa após sua diplomação ao cargo nesta segunda-feira (19), sobre os projetos que retiram do governo do estado parte da responsabilidade sobre a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Companhia Paranaense de Gás (Compagas).

Segundo o chefe do Executivo Estadual, um grande projeto de distribuição de gás será realizado no Paraná. Porém, ele afirmou que para que o poder público não tem capacidade para investir nos avanços da instalação de novos gasodutos. Por conta disso, será necessária a privatização.

O governador falou ainda sobre o processo de diminuição da participação do governo do estado na Copel. A iniciativa foi aprovada no final de novembro na Assembleia Legislativa sob protestos de representantes sindicais e trabalhadores da empresa. Porém, o chefe do Executivo afirmou que o governo continuará sendo o sócio majoritário da companhia, e que haverá garantia de empregabilidade para os funcionários.

Ratinho Júnior falou ainda sobre a necessidade da terceirização do quadro de funcionários do governo do estado. Para ele, a máquina pública precisa ser modificada para acompanhar as demandas da sociedade.

Por: Bruno de Oliveira