Entre janeiro de 2022 e agosto deste ano, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou diversas operações que resultaram na apreensão de 34 toneladas de fiação de cobre, na capital paranaense e também na Região Metropolitana. Nas demais cidades do Estado, houve apreensão de 3 toneladas do material, totalizando 37 toneladas de cabos de cobre recuperados pela polícia.

Foto: PCPRDe acordo com a Polícia Civil, as operações têm o objetivo de combater o furto de fios de cobre, que são utilizados principalmente em cabeamentos de serviços de telecomunicações. Com o furto ocorre a interrupção de serviços de telefonia, internet e também de energia elétrica. A estimativa é que os prejuízos ultrapassem R$ 2 milhões, mas podem ir muito além do financeiro, como explicou o chefe de investigação do 10º Distrito Policial Carlos Henrique Silva Lima.

Em pouco mais de 18 meses, 139 pessoas foram presas por receptação ou furto em 159 ações de combate a esse tipo de crime. Ao todo, a polícia apreendeu mais de 15 mil metros de fios, baterias estacionárias, placas de comutação, bobinas de cobre, transformadores e materiais elétricos.

A última ação ocorreu na semana passada e terminou com a apreensão de uma tonelada de cabos de cobre que estava em um estabelecimento que comercializava metais, localizado no bairro Xaxim, na região Sul de Curitiba.

Carlos Henrique falou sobre as diversas fases que envolvem as operações voltadas para o combate de furto de fiação telefônica e de energia elétrica.

Como forma de prevenir esse tipo de crime, as autoridades orientam que a população denuncie pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou 190 da Polícia Militar. As denúncias também podem ser feitas, de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181.

Além disso, as denúncias podem ser feitas de qualquer cidade do Paraná pelo telefone 0800-643-1121.