Antes do jogo desta quarta-feira (10), contra o Internacional, que começa às 19h, em Porto Alegre, saíram da lista de relacionados do Athletico o lateral-esquerdo Pedrinho (titular) e o volante Bryan Garcia (reservas). No Coritiba, que enfrenta o Vasco nesta (11), às 19h, no estádio Couto Pereira, foram afastados o atacante Alef Manga (titular e artilheiro do time) e o volante Jesús Trindade. Os quatro são citados em conversas de apostadores que são alvos da Operação Penalidade Máxima, uma investigação do Ministério Público de Goiás. Não há, porém, até o momento nenhuma denúncia formal contra eles.
No esquema também conhecido como “máfia dos cartões”, atletas teriam agido a serviço de apostadores que lucraram em sites ao apontar que determinados jogadores, de vários clubes, receberiam cartões em partidas do Campeonato Brasileiro do ano passado. Embora Alef Manga, Bryan Garcia, Jesús Trindade e Pedrinho tenham levado cartões amarelos no período que está sendo investigado, não se sabe se eles foram procurados por apostadores.
Representante de Alef Manga, o advogado Jeffrey Chiquini divulgou nota afirmando que o afastamento do atacante foi precipitado porque não há prova alguma contra o atacante. Os outros jogadores e seus representantes não se manifestaram publicamente.
Segundo o rubro-negro, Pedrinho e Bryan não treinam com o elenco principal até que o caso seja apurado. No Coritiba, o afastamento vale, à princípio, somente para esta rodada, a quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.