Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros resgataram dois homens, de 18 e 53 anos, no fim da manhã deste domingo (22), próximo ao Balneário Nereidas, em Guaratuba. O afogamento aconteceu ao norte do posto de guarda-vidas Vô Fredo, mas fora da área de proteção.

Ambos foram retirados do mar e iniciados os procedimentos ainda na areia da praia. Um dos homens foi resgatado em estado grave e levado ao Hospital Regional em Paranaguá pela aeronave do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA). A outra vítima, sem gravidade, recebeu atendimento e foi encaminhada pelo Siate ao Pronto Socorro de Guaratuba, como explicou o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros, Henrique Biss Bortolini.

Ao todo, o atendimento contou com apoio de três viaturas, aeronave do BPMOA e envolveu 11 profissionais.

A capitã do Corpo de Bombeiros, Thayane Gracielle de Lima, destacou que boa parte das vítimas são homens que se descuidam ao entrar na água.

A oficial do Corpo de Bombeiros ressaltou que os banhistas devem ter cuidado ao nadar na praia e alertou sobre como proceder ao presenciar um afogamento.

Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros apontaram que em um mês da Operação Verão, entre 17 de dezembro e 17 de janeiro, foram realizados mais de 740 salvamentos. Segundo a corporação, até o momento oito pessoas morreram afogadas em áreas que não contavam com a proteção de guarda-vidas.

Segundo o Batalhão de Operações Aéreas, são utilizados dois helicópteros para dar apoio às ações da Polícia Militar e atendimento médico do Corpo de Bombeiros no Litoral. Ao todo, já foram concluídas 74 operações que auxiliaram no resgate de 25 pessoas. Apenas o helicóptero Falcão 08, adaptado para atendimento e socorro médico, já participou de 32 missões, entre rondas preventivas na faixa litorânea, buscas e salvamentos aquáticos, além de ser utilizado como plataforma de observação pelos bombeiros.