Pelo menos 20 denúncias sobre a prática abusiva dos preços dos combustíveis são apuradas pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). A informação foi confirmada à CBN Curitiba, na manhã desta terça-feira (15), pelo coordenador do Núcleo, o defensor público Erick Lé Palazzi Ferreira.
Na semana passada, a Petrobras anunciou reajuste dos combustíveis. De acordo com a empresa, o aumento seria de 18,77% para a gasolina, 24,9% para o diesel e 16% para o gás de cozinha.
No entanto, muitos consumidores denunciaram que o reajuste chegou antes mesmo do que o anúncio feito pela Petrobras.
Por conta disso, o NUDECON emitiu uma recomendação ao sindicato que representa os donos de postos de combustíveis do Paraná.
Conforme o documento, encaminhado ao Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Paranapetro), o objetivo é barrar a prática de repassar o reajuste com produto comprado por preço velho.
Segundo o defensor público Erick Lé Palazzi Ferreira, coordenador do Núcleo, na última semana, aparentemente, houve uma prática abusiva por parte de alguns postos que subiram o preço dos combustíveis de forma injustificada.
Erick Lé Palazzi Ferreira diz ainda que se a recomendação não for adotada e caso haja a comprovação do aumento excessivo dos combustíveis pelos postos, os postos podem responder judicialmente pela prática irregular.
O defensor público ressalta, no entanto, que não é questão de tabelamento de preços, mas sim, respeito ao consumidor que foi o mais afetado pelo reajuste.
Por meio de um comunicado, o Paranapetro informou que, mesmo antes do anúncio da Petrobras sobre o reajuste dos combustíveis, na última semana, muitas distribuidoras repassaram o preço do aumento aos postos de combustíveis, alegando maior entrada de combustíveis importados no mercado.
O comunicado diz ainda que esta é uma prática frequente das distribuidoras que costumam repassar os aumentos com grande agilidade para os postos, muitas vezes de imediato