A dose de reforço da vacina bivalente contra Covid-19 começará a ser oferecida em Curitiba a partir desta sexta-feira (8), para todas as pessoas idosas e imunocomprometidas com 12 anos ou mais, que já tenham recebido uma dose da vacina bivalente há mais de seis meses.

A medida atende a uma nova nota técnica do Ministério da Saúde, emitida na noite de terça-feira (5) e válida para todo o país. A decisão do Ministério da Saúde se baseia em uma análise que mostra que os idosos e imunocomprometidos são os mais vulneráveis às formas graves da Covid-19 e necessitam de reforço imunológico por meio de vacinação num período de tempo mais curto.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, o público convocado para o segundo reforço desta vacina receberá uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Na cidade, a vacina é oferecida em 103 unidades, que abrem de segunda a sexta-feira. Os horários e endereços de cada unidade podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

No Paraná, as 22 Regionais de Saúde já foram informadas sobre a nova determinação e os 399 municípios já estão se organizando para atender a estratégia de vacinação.

São considerados imunossuprimidos, de acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, as seguintes condições:
• Imunodeficiência primária grave
• Quimioterapia para câncer
• Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
• Pessoas com HIV/aids
• Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias
• Uso de drogas modificadoras da resposta imune
• Auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
• Pacientes em hemodiálise
• Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Bivalente

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Por isso, a nova dose de reforço traz mais proteção para a população.

Para receber o primeiro reforço da bivalente é necessário, além de se enquadrar nos critérios de convocação do público, ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.

Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.
De acordo com dados do vacinômetro nacional, no Paraná foram aplicadas mais de 1,7 milhão de doses da vacina bivalente.

A Secretaria da Saúde do Paraná aconselha que, além da imunização, é importante seguir as medidas de prevenção e controle, como o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou com aglomerações, além de manter em isolamento os pacientes infectados com o vírus. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado.