O governador Ratinho Junior disse que os dois próximos leilões do pedágio do Paraná devem ser realizados até o mês de dezembro. São os lotes 3 e 6 que envolvem rodovias estaduais e federais, ligando Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais às regiões Norte e Oeste do estado. As concessões representam quase R$ 35,1 bilhões em investimentos, com a previsão de quase 600 quilômetros de duplicação e a implantação de diversos contornos.

Os dois trechos englobam mais de 1,2 mil km de rodovias. No Lote 3 está prevista a implantação de 71,7 quilômetros de contornos e a duplicação de 116 km de trechos. Já para o Lote 6 são planejados 13,7 quilômetros de contornos e 445,4 km de duplicação. Ambos os lotes contemplam a criação de ciclovias, passagens de fauna e flora, bem como diversas correções de traçados e pontos de ônibus.

A declaração do governador com relação aos novos lotes foi dada nesta terça-feira (3) no lançamento de um projeto de conscientização para combater violência contra a mulher

O governador também comentou sobre a lei que permite o início dos estudos de desestatização da Ferroeste. Para Ratinho Junior ainda deve levar um tempo até que a modelagem seja proposta e a expectativa é que seja um projeto de mais de 10 bilhões de dólares.

O governo estadual vai contratar um estudo para apontar a melhor modelagem do processo, que deve ser concretizado em um leilão na B3, em São Paulo. A ideia é que o negócio contemple um pacote de investimentos na ferrovia e no terminal da empresa em Cascavel, modernizando as estruturas já existentes. Esse mapeamento também vai apontar o valor da empresa (valuation) e embasar as discussões que serão promovidas com o setor produtivo. Todo esse processo pode levar até 18 meses.

O principal objetivo da lei, de acordo com o governo do Estado, é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promover redução de custos logísticos para o setor produtivo e apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária do Paraná nos próximos anos.

Um dos principais ativos da Ferroeste atualmente é a concessão da ferrovia entre Guarapuava e Dourados, no Mato Grosso do Sul, por mais cerca de 60 anos (a concessão de 90 anos do governo federal começou a valer em 1998). Esse período é prorrogável por mais 90 anos. O trecho Cascavel-Dourados nunca foi construído, mas o processo de desestatização vai deixar essa possibilidade para o novo controlador.

Por Felipe Harmata e Bruno de Oliveira