Dois indígenas seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bom Jesus, em Toledo, no Oeste do Paraná, após o ataque a tiros contra um território onde vivem membros do grupo Avá-guarani, em Guaíra. O caso aconteceu na última sexta-feira (3).

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA-PR), outras duas vítimas, menores de idade, já tiveram alta. Dois indígenas foram baleados na perna, um nas costas, e outro teve o maxilar perfurado por conta de um projétil.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitou que seja ampliado em 50% o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública que atua na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, que está localizada entre os municípios de Guaíra e Terra Roxa.

O órgão afirmou que a ação já restabeleceu a ordem na região e que medidas estão em curso para evitar novos conflitos. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) informou que a atuação das forças de segurança estaduais, que também atuam na área, é limitada.


SAIBA MAIS:


A área é alvo de uma disputa de território entre indígenas e produtores agrícolas. Os grupos de agricultores afirmam que a região é alvo de invasões. Na esfera judicial, ainda não há uma definição sobre a quem pertence o território. Não há informações sobre presos.