As duas ocorrências foram registradas no último domingo, dia 24, em um intervalo de aproximadamente sete horas. A primeira, um atropelamento, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros no cruzamento da linha férrea com a Rua Amador Bueno, no bairro Cajuru, por volta das 12h30. A outra ocorrência, uma colisão entre um veículo e uma locomotiva, foi registrada por volta das 19h30, no bairro Uberaba.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedestre atropelado, um homem de 45 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhado ao hospital após receber os primeiros socorros no local do atropelamento pelo Siate.
O outro acidente foi registrado no momento em que um carro tentou cruzar a linha férrea, no bairro Uberaba, mas foi atingido e arrastado por alguns metros pela locomotiva. Segundo a Rumo, concessionária que administra a linha férrea, o motorista do veículo ficou ferido e foi atendido pelo Samu.
Ocorrências registradas desde o início do ano
Em uma breve pesquisa feita no site do Corpo de Bombeiros, desde o início do ano, foram 26 ocorrências registradas, entre atropelamentos e acidentes na linha férrea, somados os registros da capital e da Região Metropolitana. Curitiba lidera com 17 ocorrências registradas. Em seguida aparece a cidade de Pinhais, que contabilizou quatro ocorrências este ano, seguida de Almirante Tamandaré, com três ocorrências. Já em São José dos Pinhais e Piraquara houve registro de uma ocorrência em cada cidade.
SAIBA MAIS:
- Curitiba: homem morre após ser atingido por trem enquanto caminhava com familiares
- Adolescente é atropelado por trem em Curitiba; cidade lidera registros de acidentes ferroviários no país
- Nova imagem mostra que biarticulado tenta desviar de trem e invade sentido contrário de avenida em Curitiba
Conforme as informações do Corpo de Bombeiros, mais de 70% dos 26 incidentes registrados este ano foram atropelamentos.
O que diz o especialista em Trânsito
Sobre os recentes acidentes, o especialista em Trânsito, Cassiano Novo, falou dos cuidados necessários ao atravessar a linha férrea, especialmente para os pedestres.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial e atravessá-la sem antes parar é infração gravíssima. Diante dessa norma, o especialista em Trânsito também falou dos cuidados que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter.
Cassiano Novo falou sobre a grande interação que existe com as linhas férreas em razão do crescimento da cidade, que gera riscos elevados de grande intensidade, e o que pode ser feito.
Nota da Rumo
Por meio de nota, a Rumo informou o que aconteceu nas duas ocorrências e reforçou que a circulação sobre os trilhos é ilegal e extremamente perigosa. Segundo a empresa, a travessia deve ocorrer exclusivamente em passagens oficiais, com atenção à sinalização visual e sonora. Também reforçou que a segurança na linha férrea depende do respeito de todos às normas de trânsito.
Nota completa
Neste domingo (24/8), ocorreram dois acidentes distintos em Curitiba (PR). O primeiro, por volta das 12h30, no bairro Cajuru, envolveu o atropelamento de uma pessoa que caminhava sobre os trilhos. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível parar a composição a tempo. O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (SIATE) prestou atendimento à vítima, que foi encaminhada ao hospital.
O segundo acidente aconteceu às 19h20, no bairro Uberaba, quando o maquinista foi surpreendido por um motorista que invadiu de forma inesperada a linha férrea, mesmo diante da emissão de sinais sonoros de alerta pela composição. Apesar da reação imediata, o peso e a dimensão do trem tornaram impossível evitar a colisão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atendimento do motorista.
A concessionária reforça que a circulação sobre os trilhos é ilegal e extremamente perigosa. A travessia deve ocorrer exclusivamente em passagens oficiais, com atenção à sinalização visual e sonora. Além disso, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Artigo 212), a preferência de passagem é sempre do trem, sendo infração gravíssima atravessar a ferrovia sem parar previamente. A segurança na linha férrea depende do respeito de todos às normas de trânsito.
*Aualizado às 11h33.








