Um documentário criado por um diretor paranaense conta a rotina de moradores do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, em Curitiba. Com o nome de “Assistidos”, o público tem a oportunidade de conhecer o cotidiano das pessoas que convivem com deficiências múltiplas e que são apoiadas pela iniciativa. O projeto chegou a Curitiba em 1965 e atende cerca de 230 pessoas.

No complexo de saúde, pessoas em situação de vulnerabilidade ganham acolhimento, educação e saúde por meio de uma equipe multidisciplinar. O atendimento é gratuito e a instituição é mantida por meio do apoio de empresas e da sociedade em geral. O filme que conta o cotidiano dos moradores é elaborado pelo cineasta Gustavo Piaskoski. O diretor-presidente do complexo, Renaldo Amauri Lopes, falou sobre a iniciativa.

Residentes do Complexo Pequeno Cotolengo, em Curitiba, têm histórias contada por documentário. Foto: Cris Partica/Divulgação.

O filme é parte do projeto “Cotolengo, um lar de histórias” e é produzido com o apoio de recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. O projeto também tem apoio de empresas privadas. O diretor da instituição disse a importância de se contar as histórias das pessoas que vivem no local.

“Dentro do Pequeno Contolengo há muitas histórias”, comenta diretor-presidente da instituição Renaldo Amauri Lopes. Foto: Cris Partica/Divulgação.

Durante este final de semana, foram realizadas três sessões de exibição, sendo duas na instituição e outra na Cinemateca de Curitiba. O filme gravado no ano passado também será exibido em festivais. O documentário tem cerca de 50 minutos de duração e coloca destaque na ação de voluntários, funcionários e os próprios assistidos.

Renaldo Amauri Lopes, diretor do Pequeno Cotolengo sobre a instituição: “somos uma cidade da caridade” Foto: Cris Partica/Divulgação.

O projeto narra as histórias de pessoas que atuam na instituição e aproxima o público do convívio com os moradores. A ideia é colocar em evidência todo o trabalho realizado pelo Complexo Pequeno Cotolengo ao longo de décadas.

Confira o trailer do documentário “Assistidos”: