Em reunião extraordinária, a maioria dos docentes da Universidade Federal do Paraná votou pela saída coletiva da greve a partir da próxima segunda-feira (24). Com a decisão, a Universidade publicou uma recomendação para retorno às aulas também na segunda-feira (24).

De acordo com a UFPR, a Administração da Universidade vai dar prioridade À elaboração de nova proposta para readequar o calendário acadêmico, com previsão de deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na próxima terça (25).

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (20) com representantes dos Campi da UFPR no estado e foi comandada pela Associação dos Professores da UFPR. Foram mais de dois meses de greve para reivindicar reajuste em duas parcelas: a primeira em janeiro de 2025 (9%) e a segunda em maio de 2026 (3,5%) e reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira.

Por meio de nota, o Comando de Greve disse que os professores consideraram as propostas apresentadas pelo Governo Federal como “insuficientes”, mas que o “cansaço após 65 dias de greve fez a maioria decidir pela saída coletiva da greve”.