As obras na altura do quilômetro 42 da BR-277, entre Curitiba e o litoral do Estado, para minimizar os efeitos de um deslizamento de rochas e terra registrado no mês de outubro, devem começar nesta terça-feira (6). Esta é a nova previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o início do serviço no local, conforme informação confirmada à CBN Curitiba pela assessoria de imprensa do órgão.

Havia a expectativa para um início ainda nesta segunda-feira (5), que não se concretizou.

O DNIT comunicou, por meio de nota, que “a previsão é de liberar uma faixa de descida (da pista esquerda que está interditada) até dia 22 de dezembro. A primeira etapa, de instalação de tela de alta resistência na parte superior do talude, está prevista para ser concluída até dia 22 de dezembro. No período de Natal e Ano Novo, as obras serão suspensas até o início de janeiro de 2023. Após a conclusão, em janeiro de 2023, da parte inferior das telas, as duas faixas da pista esquerda (de descida) devem ser liberadas. Especialistas irão realizar novas visitas técnicas aos locais com queda de barreira, além de novos estudos e levantamentos topográficos”.

O órgão federal é o responsável pela manutenção da rodovia enquanto não houver novos contratos com a iniciativa privada para a concessão de pedágios no Paraná. A empresa que fará o serviço na BR-277 foi contratada sem licitação, por ser considerada uma situação emergencial.

Devido ao problema na rodovia, o tráfego está em pista simples nos dois sentidos.