O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a BR-277 deve ser liberada durante a tarde desta quinta-feira (25). A rodovia está interditada desde a madrugada após um desmoronamento de pedras na altura do quilômetro 39.

O tráfego de veículos foi bloqueado no quilômetro 59, na unidade da Polícia Rodoviária Federal em São José dos Pinhais, no sentido litoral, e no quilômetro 32, no sentido Curitiba. Um técnico e um engenheiro do DNIT estão no local avaliando os danos.

O órgão informou que o local passa por monitoramento constante com o apoio de profissionais de engenharia e geologia. Há ainda a utilização de equipamentos para detectar deslizamentos. O risco no trecho, segundo o DNIT, é identificado como moderado, sem maior perigo.

Apenas uma das pistas deve ser liberada, mas o horário o qual isso acontecerá, ao longo da tarde, segue incerto. Caso a chuva volte a se agravar, existe a possibilidade de novas interdições no mesmo trecho. A limpeza foi efetuada no local e ainda há instabilidade na encosta.