Desde a semana passada, diversos órgãos de defesa do Paraná fazem a arrecadação de suprimentos para enviar aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros, que também atua nos resgates, realiza a arrecadação de itens como água, alimentos não perecíveis, rações para animais, material de higiene e limpeza, além de kits dormitórios para enviar ao estado gaúcho. As doações são recebidas em todas as sedes dos quartéis dos bombeiros no Paraná.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também iniciou uma campanha de arrecadação. As doações estão sendo recebidas em qualquer unidade da corporação no Paraná e em outros estados até o dia 8 de maio.

O governo paranaense também está atuando com o envio de recursos para o Rio Grande do Sul, arrecadando valores em doações via PIX pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38. O valor vai para a conta SOS Rio Grande do Sul. Ao fazer a operação, verifique o nome da conta e que o banco é o Banrisul para assegurar o destino correto da doação.

A Defesa Civil do Paraná tem atuado na logística para o envio das doações. A Sanepar, companhia de abastecimento de água do estado, doou 144 mil copos de água e seis toneladas de alimentos foram disponibilizadas pela Ceasa/PR. Toda a arrecadação está sendo enviada ao Rio Grande do Sul.