Nesta quarta-feira (1) o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior participou de uma nova reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho em Brasília para discutir o novo modelo de pedágio do estado. As rodovias paranaenses estão sem concessão desde 2021. Em nota, o governo afirmou que o “modelo desenvolvido em conjunto pelo Governo do Estado, governo federal, Assembleia Legislativa, setor produtivo e a sociedade civil organizada tem como base três premissas: menor tarifa, garantia de obras e transparência no processo”.
No entanto, durante a sessão plenária, o deputado vice-líder da oposição Arilson Chiorato (PT), que faz parte da Frente Parlamentar do Pedágio, questionou a afirmação divulgada de que um modelo teria sido aprovado pela Alep.
Indignado, o líder do governo, deputado Russein Bakri (PSD), afirmou que o valor da tarifa de R$21,00 não está fixado.
O governador na reunião com o ministro tratou sobre os primeiros lotes do novo pacote de concessão do Paraná, que abrange 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais. No modelo defendido pelo governo, estão previstos investimentos de mais de R$ 50 bilhões em obras de duplicações, contornos e viadutos, que devem ser realizadas nos primeiros anos de contrato, válido por 30 anos.
A proposta apresentada ao governo federal pela Frente Parlamentar do Pedágio visa a concorrência com a menor tarifa, fim do aporte financeiro para a livre concorrência, garantia de execução das obras e outras situações como a redução de impostos.