As vacinas contra a Covid-19 são altamente eficazes contra casos graves, hospitalizações e mortes causadas pela doença. A afirmação foi feita pela diretora-geral adjunta para medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Galvão Simão, em um encontro com gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) de Curitiba, nesta quinta-feira (10).

Mariângela Simão ressaltou que todas as vacinas aprovadas para aplicação, seja em adultos ou em crianças acima de cinco anos, são indicadas e devem ter, inclusive, obrigatoriedade de aplicação.

A diretora rechaçou, inclusive, a possibilidade de que as vacinas sejam utilizadas em caráter experimental. Mariângela Simão afirmou que todos os testes foram feitos e se elas foram aprovadas é porque passaram por um rígido processo de verificação.

A diretora-geral adjunta para medicamentos e produtos farmacêuticos da OMS defendeu ainda que a imunização seja obrigatória para as crianças, assim como já acontecem com as vacinas para outras doenças.

Mariângela Simão também lembrou que as vacinas não impedem a infecção pela doença, mas possuem um papel fundamental na prevenção dos casos graves.

Para a diretora da OMS, ainda não é possível prever o fim da pandemia causada pelo novo coronavírus, principalmente, porque muitos países não atingiram o patamar ideal de imunização.

Mariângela Simão falou ainda sobre a nova geração de vacinas contra a Covid-19 que deve ser disponibilizada até o final do ano e que a expectativa é que elas possam evitar a transmissão da doença.