O Hospital Pequeno Príncipe lamentou a morte do pediatra Ivan Fontoura aos 96 anos, nesta quinta-feira (12). O médico foi diretor-presidente no hospital e esteve em sua gestão durante 30 anos.

Nesse período o local se tornou referência nacional em pediatria. Ivan foi responsável pela abertura da UTI Neonatal do hospital.

O diretor-técnico do Hospital, Dr. Donizetti Giamberardino, disse que Ivan foi um exemplo da pediatria no Paraná e lembrou que o médico tinha grande preocupação com a saúde pública,

Ivan Beira Fontoura é irmão do ator Ary Fontoura. Ele formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1951 dedicou mais de 50 anos à clínica pediátrica.

Um dos trabalhos mais conhecidos de Ivan foi no litoral do Paraná. Donizetti conta que o pediatra atendia voluntariamente crianças em Pontal do Paraná.

Por meio de nota o Hospital informou que Ivan deixa um legado marcado pela “qualidade do serviço prestado às nossas crianças e nossos adolescentes”. Para o diretor-presidente, o profissional conseguia humanizar os atendimentos.

A Sociedade Paranaense de Pediatria se pronunciou sobre a morte de Ivan Fontoura por meio de nota nas redes sociais:

É com profundo pesar que a Sociedade Paranaense de Pediatria comunica o falecimento do Dr. Ivan Beira Fontoura, Pediatra com pós-graduação em Puericultura e Nutrição, Mestrado na Universidade da Califórnia, e Doutorado na Sourbone, Universidade Paris 1.

O ator Ary Fontoura também lamentou a perda do irmão por meio das redes sociais : “é com imensa tristeza que compartilho a notícia do falecimento do meu amado irmão, Ivan. Meu irmão foi uma pessoa especial, cheia de sabedoria e experiência de vida. Um exemplo de força, coragem e amor, além de muito respeito ao próximo”.

Também em nota, o Governador Ratinho Júnior (PSD) se solidarizou à família do médico:

Me solidarizo à família e amigos neste momento de dor e tristeza. O doutor Ivan foi um profissional de muita competência, que atuou com humanidade e que deixa legado valoroso ao nosso Estado. Foi um combatente incansável pela saúde das crianças paranaenses”, afirmou o governador Ratinho Júnior.