A dificuldade para conseguir horários alternativos para doação de sangue tem sido alvo de reclamações por parte de usuários no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A reportagem da CBN Curitiba recebeu a queixa de um usuário do sistema. O Vanderlei Guimarães, engenheiro, é doador universal, por ter sangue do tipo O negativo. Ele contou que não tem tido disponibilidade no horário comercial.

Ele, que é doador desde os 18 anos, disse que tem que se planejar com mais de três meses de antecedência para conseguir um horário no local. Para ele, a instituição poderia aumentar a quantidade de datas para que as pessoas que precisam trabalhar ao longo da semana possam realizar o procedimento.

O Hemepar é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná e é responsável por coletar, armazenar, processar e realizar a transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do estado. O Vanderlei contou que a dificuldade de doar é tanta, que o próximo sábado disponível é para daqui dois meses.

O órgão não tem fins lucrativos e atende à necessidade de fornecimento de sangue e hemoderivados por conta da ajuda de voluntários. A doação de sangue é o único modo de salvar a vida de pessoas com doenças autoimunes ou que precisam de transfusão em caso de emergência. Para o engenheiro, a solução para ampliar o número de doadores poderia ser um remanejamento das equipes da instituição.

A iniciativa conta com uma unidade em Curitiba, quatro hemocentros regionais nas cidades de Guarapuava, Cascavel, Maringá e Londrina, nove hemonúcleos, oito unidades de coleta e uma agência transfusional. O rapaz afirmou que a dificuldade não pode ser um fator que impeça os voluntários de doar.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná não informou se há planos de ampliar os horários de atendimento alternativo. Hoje, o agendamento pode ser realizado pela internet e o funcionamento da unidade em Curitiba é de segunda a sábado, de 7h30 às 18h.

No comunicado, a secretaria ressaltou que todo empregado contratado com carteira assinada tem direito ao atestado de doação, que pode ser utilizado para justificar a ausência no trabalho. A medida pode ajudar no caso de pessoas que precisam realizar a doação em dias úteis.