Na coluna Marketing Digital desta terça-feira (2), Fernanda Musardo fala sobre os problemas no atendimento das empresas com seu público. Conforme a colunista, apenas 11% dos brasileiros estão satisfeitos com os atendimentos que recebem.
SAIBA MAIS
- Por que os consumidores preferem comprar à noite? Fernanda Musardo analisa o comportamento online
- Quais os benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente? Fernanda Musardo comenta
- Como ter ideias para criar conteúdo na internet? Fernanda Musardo comenta
Como melhorar no atendimento?
Segundo Fernanda, o primeiro passo para que as empresas melhorem seus serviços é voltar o olhar para dentro do próprio negócio, realizando um diagnóstico dos problemas internos. Ela afirma que muitos erros ocorrem por conta de decisões tomadas por pessoas que nunca tiveram contato com o consumidor, o que resulta em processos que funcionam no papel, mas que, na prática, são prejudiciais para os compradores.
Nesse sentido, Fernanda recomenda que as empresas compreendam as necessidades dos clientes ao entrarem em contato com a companhia. Ela orienta que os vendedores analisem tanto as mensagens de atendimentos bem-sucedidos quanto aquelas que não resultaram em vendas, avaliando cada etapa da abordagem para identificar em que momento a empresa perdeu o cliente e, assim, melhorar o contato com os compradores de forma objetiva.
Outra dica apresentada pela colunista é que as empresas treinem suas equipes de atendimento. Segundo ela, os funcionários precisam conhecer bem o próprio produto, saber transmitir as informações corretas e, principalmente, atuar com agilidade, utilizando uma linguagem informal, mas com comunicação clara e eficaz.








