A chegada de uma frente fria derrubou as temperaturas na região Sul do Brasil. Essa queda acentuada nos termômetros, deve aumentar o consumo de energia elétrica em algumas regiões do Paraná, já que a tendência é que as pessoas utilizem com frequência aparelhos de climatização para aquecer ambientes, também façam uso mais prolongada do chuveiro elétrico, pois os banhos quentes tendem a ser um pouco mais demorados, além da utilização de outros equipamentos elétricos.

O engenheiro que coordena o Programa de Eficiência Energética da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Marcelo Gonçalves Santos, deu algumas dicas para evitar o desperdício de energia elétrica.

Alguns hábitos podem ajudar a tornar mais eficiente o consumo dentro de casa, especialmente em relação ao uso do chuveiro.

Ao utilizar aparelhos elétricos, as pessoas devem prestar atenção à amperagem das tomadas, como explicou a capitã do Corpo de Bombeiros, Luisiana Guimarães.

A capitã também falou dos cuidados que as pessoas devem ter ao usar aquecedores.

Uma medida simples para economizar energia é evitar utilizar aparelhos elétricos nos horários de pico, das 17h30 às 20h30. Dessa forma, a companhia de energia elétrica não fica sobrecarregada e, consequentemente, não costuma aumentar as tarifas.

Confira algumas dicas do especialista para os dias mais frios:

– Verifique diariamente o ajuste de temperatura do chuveiro e tome banhos curtos
– Para aquecer ambientes com menos perda de energia, mantenha portas e janelas fechadas sempre que possível
– Manter as cortinas abertas durante o dia para usar a irradiação solar como fonte de energia. E fechar à noite para ajudar na isolação do ambiente
– Neste período do ano a iluminação do sol dura menos horas. Prefira usar lâmpadas LED e apague as luzes que não estiverem em uso
– Confira a regulagem da geladeira, que agora pode gastar menos energia. Aproveite para checar a borracha da porta, se está vedando bem
– Ao comprar novos eletrodomésticos, atente-se para a classificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em relação à sua eficiência. Também verifique o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel)