As datas previstas se mantém: 7 de fevereiro para as escolas estaduais e 14 de fevereiro para as escolas municipais de Curitiba.

No estado, entre as novidades do calendário, estão novas datas para estudo dos docentes e o aumento do recesso escolar no meio do ano. Os dias de planejamento e estudos não serão mais aos sábados, como solicitado pela rede, além do aumento do recesso em julho.

Segundo o diretor de Educação da Secretaria de Educação do Paraná, Roni Miranda, O Estado está preparado para as aulas presenciais.

As aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25, com o momento para planejamento e estudo na quinta e sexta-feiras anteriores, dias 21 e 22 de julho. Ou seja, há um aumento do recesso escolar entre os semestres letivos, passando de sete para dez dias para os professores, enquanto os estudantes vão passar a ter mais de duas semanas, em vez de 11 dias, como foi no ano passado. O término das aulas, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro.

Estão mantidos para os professores, entre férias e recesso escolar, 60 dias durante o ano de 2022. A distribuição das aulas para o início do ano letivo será realizada entre a última semana de janeiro e o início de fevereiro.

Segundo a Secretaria de Educação do Paraná, cada escola tem uma comissão de biosegurança que é responsável em cumprir os protocolos.

Já a Secretaria Municipal de Educação informou que para o retorno das aulas presenciais serão mantidos os protocolos de cuidados contra a Covid-19, como distanciamento social, uso de máscaras por crianças e profissionais, aferição de temperatura na entrada e limpeza dos pés em tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, além de horários escalonados para intervalo.