Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta queda expressiva nos casos de dengue no Paraná. A comparação é entre janeiro e julho deste ano com diagnósticos e mortes registrados no mesmo período de 2024.


SAIBA MAIS:


Os dados da Sesa apontam redução de 85% no números de casos confirmados da doença no estado e 82% menos mortes causadas pela dengue, conforme detalhou o secretário da Saúde, Beto Preto.

O número de notificações da doença também teve redução, de 72,13%, caindo de 910.855 para 253.889.

Foco na eliminação dos criadouros

Na avaliação do secretário, este é o momento reforçar o trabalho de combate aos criadouros, já pensando nos meses mais quentes e chuvosos do ano. O foco é evitar a multiplicação do mosquito Aedes aegypti com a união de esforços por parte das ações de saúde pública e da população.

Dentre as iniciativas estaduais contra a dengue estão a implantação de armadilhas e a fabricação de larvas para controle biológico. Em paralelo, o governo paranaense atua na revisão do Plano de Ação e Contingência, com atenção ao controle do vetor, também vigilância epidemiológica, atenção à saúde, gestão e comunicação para garantir uma preparação adequada no enfrentamento de possíveis surtos ou epidemias.