Dia 26 de dezembro é conhecido como o dia das trocas. Aquelas pessoas que acabam recebendo um sapato com o tamanho errado, uma roupa que não serviu e até itens que não fazem o seu estilo, buscam nesta data e nos próximos dias pelas lojas para efetuar a troca dos produtos.
Na rua XV de novembro, no centro de Curitiba, o movimento já era grande no início da manhã. Vanessa Carvalho chegou cedinho, para pegar a abertura da loja e evitar as filas.
Em um comércio de calçados e bolsas, a gerente Ariane Ferreira explica que neste ano o movimento foi mais intenso antes mesmo do natal, mas que tradicionalmente a loja deve receber muitos clientes buscando a troca dos produtos.
SAIBA MAIS:
Quando a compra é feita de forma presencial, as lojas não são obrigadas a realizar a troca se o produto não apresentar defeito. Mas as empresas costumam realizar a substituição do produto caso ele esteja dentro da embalagem e sem sinais de uso. O que costuma variar é o prazo para a troca. Em uma loja de roupas, o responsável pelo caixa, Rafael Henrique Rech, explica que a política deles é de sete dias.
Para as compras online as regras são um pouco diferentes. O cliente tem o direito de arrependimento da compra, sem que o produto tenha defeitos. O prazo para efetuar a troca é de sete dias após o recebimento do produto.
Para evitar dor de cabeça, a dona Belmair Domingues encontrou uma boa solução.