Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) terá uma programação especial nas 23 unidades que formam a hemorrede do Estado.
Os espaços estarão decorados e muitos ofertarão lanches diferenciados, além de um acolhimento ainda mais caloroso aos doadores.
SAIBA MAIS
- Hemepar solicita doações de sangue dos tipos O+ e O- com urgência
- Hemepar oferece serviço de coleta de sangue para doação em empresas e outros locais
- Começa nesta sexta-feira (13) a campanha Doe Sangue pelo Esporte no Hemepar; saiba mais
De acordo com o Governo do Estado, em 2025, até o dia 18 de novembro, foram coletadas 189.028 bolsas, número 6% superior se comparado ao mesmo período do ano anterior. Neste momento, as unidades estão com baixo estoque de sangue com Rh negativo e “O” positivo.
Curitiba
Na unidade de Curitiba, na Travessa João Prosdócimo, a partir das 10h, ocorrerá uma solenidade em homenagem aos doadores, com o reconhecimento daqueles mais assíduos. Na parte da tarde, a partir das 15h, o Coral da Copel fará apresentação.
Cada bolsa de sangue produz até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado). Com isso, cada doação pode salvar até quatro vidas, como informou o Governo do Estado.
Hemepar
O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do Estado.
Quem pode doar
Para realizar a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam da autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, somando três doações ao ano.
Além disso, o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado.
O agendamento é feito através do site da Secretaria da Saúde ou em uma das unidades da Rede.
*Com informações da AEN
Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho








