O Paraná possui cerca de 20% de internações por causas sensíveis na Atenção Primária à Saúde, de acordo com dados do Governo do Estado.

As Internações por Causas Sensíveis a Atenção Primária (ICSAP) são causadas por doenças cuja o atendimento deve ser realizado no primeiro nível de atenção e quando não realizado acarretam hospitalização.
Neste sábado (05) é comemorado o Dia Nacional da Saúde, data que lembra a importância de se cuidar. De acordo com dados nacionais do Banco Mundial, 46% dos gastos com saúde são para compra de medicamentos.

O alerta dos especialistas é para quando a pessoa interrompe tratamentos, principalmente para doentes crônicos pela dificuldade em comprar.
Em muitos casos os medicamentos genéricos se tornam a opção mais viável. O farmacêutico, Liberato Brum Junior, cita que esses remédios possuem a segurança para substituir os originais.

A médica dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Dra. Larissa Hermann, explica que eles são testados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ela ainda orienta que os pacientes tenham comunicação aberta com os médicos em relação aos preços.

No caso de doenças que podem ser evitadas, a dica é manter a saúde em dia.

Em relação a acessibilidade dos medicamentos, as pessoas ainda podem optar pelo Farmácia Popular. Os medicamentos que fazem parte do programa e os genéricos, são vendidos pelo menos 35% mais baratos que os de referência.

É também possível obter medicamentos gratuitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sistema fornece de forma gratuita medicamentos de alto custo para tratamento de doenças, como artrite reumatoide, diabetes mellitus tipo 1, doença de Crohn, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, insuficiência renal crônica e outros 90 tipos de agravos. Eles fazem parte do rol de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

Qualquer cidadão portador desse grupo de doenças pode ter acesso aos medicamentos. É necessário ter um cadastro no site Farmácia do Paraná: https://www.medicamentos.saude.pr.gov.br/