Dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Mundial do Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, que alerta para aumento de casos no Brasil e no mundo.
O Ministério da Saúde divulgou dados que indicam que em cerca de 1,2 milhão de pessoas têm a doença no país. Além disso, 100 mil novos casos de Alzheimer são diagnosticados por ano.
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 21 de setembro, foi criado pela Associação Internacional do Alzheimer. No Brasil, a data marca o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, que foi instituído para informar os brasileiros sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados às pessoas diagnosticadas com a doença.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre 10 pessoas nessa situação em todo o mundo. A OMS ainda alerta para a tendência de aumento preocupante desses números, com o envelhecimento da população.
O neurologista do Hospital Marcelino Champagnat, Gustavo Franklin, explica que aumento da expectativa de vida eleva as chances do aparecimento da doença de Alzheimer.
Além da idade, o especialista também apontou outros fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença.
Estudos indicam que a adoção de hábitos considerados saudáveis diminuem as chances de desenvolver a doença. Manter uma dieta baseada em costumes mediterrâneos, com frutas, verduras, castanhas, óleos crus e peixes afastam o surgimento de doenças degenerativas.
Estimativas internacionais apontam que os números globais podem chegar a 74,7 milhões de pessoas com a doença de Alzheimer, em 2030, e mais de 131 milhões, em 2050.