Neste 19 de outubro, Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, todas as mulheres são convocadas a fazerem os exames preventivos que ajudar no diagnóstico precoce e mais chances de cura da doença.

Entre os direitos garantidos por lei, para mulheres que tem câncer de mama, está a reconstrução plástica gratuita, que pode ser feita pela rede pública ou privada. A promotora de Justiça Priscila dos Reis Braga, fala sobre o direito das mulheres que passam pela retirada da mama, e que podem ter a reconstrução gratuita pelo Sus.

Desde 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve assegurar a realização de mamografia a todas as mulheres. A legislação prevê ainda o exame de colo de útero. Em maio deste ano houve uma ampliação da legislação, que inclui citopatologia e a colonoscopia a partir da puberdade, e não mais a partir dos 40 anos ou com o início da vida sexual.

No Paraná, uma lei aprovada em 2018, homens e mulheres podem se ausentar do trabalho, sem prejuízo no salário, por até três dias em cada 12 meses trabalhados para a realização de exames preventivos.

Em Curitiba, existe uma instituição que acolhe, ajuda e acompanha, gratuitamente, mulheres diagnosticadas com câncer de mama. É a Associação das Amigas da Mama, formada por um grupo de voluntárias que trabalha para tornar a caminhada dessas mulheres um pouco mais leve na busca pela cura. E nos casos em que a doença avança, elas oferecem muito mais do que auxílio, oferecem companhia, carinho e atenção.

Além disso, entre as voluntárias estão fisioterapeutas, advogadas e psicólogas que prestam serviços gratuitos e muito necessários neste momento. Oficina de peruca, aulas de artesanato e Reike, palestras e festividades também fazem parte das atividades ofertadas. A AMA faz ainda a doação de próteses externas, lenços, sutiãs, almofadas pós-cirúrgicas e porta-drenos, tudo para que a paciente possa ter mais conforto e autoestima ao longo do tratamento.

Quem quiser colaborar, pode fazer doações por meio dos canais disponíveis no site da entidade: https://www.amigasdamama.org.br/