O síndico é um profissional que precisa ter bom relacionamento com os condôminos, saber mediar conflitos e fazer com que as regras estabelecidas para a boa convivência de todos sejam cumpridas. Além disso, precisa ter amplo conhecimento das legislações vigentes.

Durante a pandemia muitas pessoas passaram a fazer home office e isso causou muitos desentendimentos. Sem contar que esse período exigiu esforço e readaptação para os administradores dessas pequenas comunidades. Como relatou de forma descontraída, o síndico Marcelo Michelato.

O presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Paraná, Luiz Fernando Alves, falou sobre os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19

Segundo dados da Associação das Administradoras de Condomínios do Paraná, grande parte do trabalho do síndico é atender reclamações. No topo da lista estão os barulhos causados por reformas, festas dentro de apartamentos ou de casas e também latidos de cachorro. A gestora de RH, Camila Bessa, contou sobre um processo no qual foi testemunha.

O corretor de seguros, Marcos Buzzi, que já foi síndico, falou um pouco sobre as dificuldades enfrentadas.

A ligação natural do síndico com tarefas desafiadoras e estressantes faz com que a maioria dos moradores não tenha interesse em assumir essa função, que é muito importante na administração dos condomínios e merece ser valorizada.