A proposta de reajuste de piso salarial dos professores do Estado do Paraná é uma das que estão na pauta do plenário.

Durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na manhã de hoje, 18 emendas foram aprovadas e integradas ao projeto do executivo.


A APP-Sindicato, que representa a categoria, reforçou o protesto em frente à casa de leis. Eles estão acampados desde segunda feira. Hoje com carro de som, querem ser ouvidos.


O acesso a Assembleia está fechado. Policiais reforçam a segurança na entrada principal. Dentro da casa de leis também há policiais. Professores foram proibidos de entrar e protestam.

O Presidente da casa de leis, deputado Ademar Traiano, comentou, antes do início da sessão plenária, sobre o efetivo da polícia e o cuidado com a segurança.

A proposta enviada pelo Poder Executivo ao plenário na última semana altera as Leis Complementares n° 103/2004 e n° 123/2008, relacionadas ao Plano de Carreira do Professor e o Quadro de Funcionários da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná. Segundo o Governo, o projeto institui um incremento de 48,7% em relação ao atual piso salarial em vigor no Estado, que hoje é de R$ 3.730,00 para 40 horas/aulas semanais.