Nesta segunda-feira (26), a movimentação no calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, foi grande. Muitas pessoas passeando, comprando ou ainda aproveitando para trocar os presente de Natal.

Os comerciantes comemoram o Dia da Troca. Uma data esperada por muitos para incrementar as vendas de fim de ano. Cerca de 30% das vendas de Natal são feitas neste dia, segundo Camilo Turmina, presidente da Associação Comercial do Paraná.

Priscila Souto e a filha Beatriz de 10 anos estavam passeando pelo centro da cidade. A meta era comprar os complementos dos presentes de Natal.

Cleidijane Batista estava dando uma volta com o marido e os filhos no calçadão. Disse que gastaram muito com os presentes de Natal. Nesta segunda não teve troca e nem presentes.

Marcia Santos aproveitou o movimento mais tranquilo para comprar presente para o filho que ficou sem na data.

Gustavo de Carvalho, gerente de uma loja de roupas, era só alegria. Loja cheia mesmo no pós-Natal.

A troca, por lei, não é obrigatória, segundo Cláudia Silvano, diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).

Pelo Código de Defesa do Consumidor a troca pode ser feita apenas no caso de defeito dos presentes. O prazo para troca é de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias para itens com vícios ocultos.Para as compras realizadas na internet, mesmo que o produto não apresente nenhum defeito, o consumidor pode fazer a devolução em até sete dias. É o denominado direito de arrependimento.