Neste domingo (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data, alusiva à morte de Zumbi dos Palmares – ícone do combate à escravidão e do movimento negro -, e é um reconhecimento da luta dos negros contra o racismo e a discriminação racial. Um dos prédios históricos da região, a Igreja conhecida como Igreja do Rosário, guarda em seu nome completo a menção da comunidade em Curitiba. Por isso a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, que foi construída por negros, foi palco de um culto interreligioso, de uma missão cristã, seguida da bênção das Águas do Rosário.

A cerimônia de matriz africana reuniu centenas de participantes num cortejo que saiu da igreja em direção ao Memorial de Curitiba.

O festejo se misturou ao tradicional movimento da feira do Largo da Ordem e foi marcado pelas águas abençoadas por Oxum (orixá das águas doces na Umbanda) e pelo maracatu de baque virado do gupo Baque Mulheres. No Memorial, apresentações de corimbas (grupos ligados à umbanda) encerraram os festejos.

Com informações da SMSC