Para reconhecer este barulho, certamente você precisa ter ido pelo menos uma vez a uma cancha de bocha. O esporte trazido a Curitiba pelos imigrantes italianos entre 1880 e 1930 tem até dia cravado no calendário da capital paranaense. A clássica Sociedade Desportiva e Recreativa 25 de Maio, no Água Verde, que completa 70 anos em 2022, mantém viva a tradição da modalidade.

Rodrigo Zanetti, diretor de bocha da Sociedade 25 de Maio, é bisneto de um dos fundadores e também praticante de bocha.

Com adeptos de várias idades, a modalidade tem inclusive a presença de mulheres, como Magda Pinheiro, diretora de bocha feminina da “25 de Maio”.

Estruturada por famílias tradicionais do bairro Água Verde e hoje presidida por Mauro Aurélio Wille e Flávio Bolinchenha Júnior, a Sociedade, que tem atualmente 65 sócios, surgiu como um espaço de lazer, como explica Zanetti.

Para comemorar mais um aniversário da Sociedade 25 de maio, a programação conta com a presença de representantes de famílias e autoridades italianas e 1º Torneio Misto Interclubes de Bocha, dentro da programação do festival Mia Cara, voltado à cultura italiana. O torneio acontece entre os dias 31 de maio e 8 de junho, com entrada franca para os visitantes, que podem assistir às partidas na Sociedade 25 de Maio, que fica na Rua Marquês do Paraná, 700, Água Verde.

A diretora de bocha feminina conta que a ideia é divulgar o esporte e mostrar que a modalidade é democrática.

Confira a reportagem na íntegra: