Na tarde deste domingo (25), o Athletico venceu o São Joseense pelo placar de 3 a 1, na Arena da Baixada, e finalizou a 1ª fase na liderança do Campeonato Paranaense 2024. Jader e Lucas Di Yorio (este duas vezes) marcaram no segundo tempo os gols que confirmaram a sétima vitória do Furacão no torneio estadual. Messias descontou para a equipe de São José dos Pinhais, que conseguiu escapar do rebaixamento. Com a derrota do Maringá para o Londrina por 3 a 1, a equipe comandada pelo técnico Juan Carlos Osorio foi a única a manter a invencibilidade nesta etapa do torneio estadual. Nas quartas de final, o Furacão enfrenta exatamente o Londrina.

O Athletico dominou o 1º tempo do jogo contra o São Joseense. Porém, faltou maior intensidade para furar a forte marcação montada pelo time do técnico Ageu (ex-Paraná Clube). As melhores chances do Furacão ocorreram aos 17 minutos, quando o goleiro Carlos Henrique evitou boa chance criada por Léo Godoy e aos 34 minutos, quando Felipinho arriscou de longe e quase fez um golaço. Além deles, Di Yorio também criou oportunidades para abrir o placar, mas pecou na hora das conclusões. Pelo lado do acuado adversário, foi do atacante Mariano a melhor chance. Porém, a finalização de bicicleta foi defendida por Bento.

No 2º tempo, a pressão que o Athletico fez na primeira etapa deu resultado. Aos 13 minutos, Jader aproveitou rebote, deu belo chute na gaveta do goleiro Carlos Henrique e abriu o placar para o Furacão. Depois do gol, o ritmo do jogo se acalmou tanto que até o São Joseense se arriscou no ataque. Bertram, em finalização de longe, carimbou a trave de Bento. Mas a tarde era rubro-negra e a vantagem aumentou aos 30. Após jogada individual e bom cruzamento de Cuello, Lucas Di Yorio apareceu livre para empurrar para as redes e marcar o seu primeiro gol com a camisa do Athletico. No fim, ainda deu tempo do São Joseense descontar com Messias e de Di Yorio, mais uma vez, anotar um gol para o Furacão. Vitória convincente para dar moral para o mata-mata.

CAMPEONATO PARANAENSE – Troféu Gil Rocha
1ª fase , última rodada
Domingo, 25 de fevereiro

Athletico 3 x 1 São Joseense (Ligga Arena, em Curitiba)
Cascavel 1 x 0 Coritiba (Olímpico Regional, em Cascavel)
Londrina 3 x 1 Maringá (Estádio do Café, em Londrina)
Cianorte 0 x 1 Andraus (Albino Turbay, em Cianorte)
Galo Maringá 1 x 2 Operário (Willie Davids, em Maringá)
Azuriz 1 x 0 PSTC (Os Pioneiros, em Pato Branco)

Classificados para as quartas-de-final:
1º Athletico… 25 pontos
2º Coritiba… 21 pontos
3º Maringá… 20 pontos
4º Operário… 18 pontos
5º Azuriz… 17 pontos
6º Cascavel… 16 pontos
7º Cianorte… 14 pontos (4 vitórias)
8º Londrina… 14 pontos (3 vitórias)
Não se classificaram para as quartas-de-final, mas permanecem na 1ª divisão:
9º Andraus… 11 pontos
10º São Joseense… 8 pontos (saldo negativo de 6 gols)
Rebaixados para a 2ª divisão:
11º PSTC… 8 pontos (saldo negativo de 11 gols)
12º Galo Maringá… 7 pontos

Confrontos das quartas-de-final:
Athletico (1º colocado) x Londrina (8º)
Coritiba (2º) x Cianorte (7º)
Maringá (3º) x Cascavel (6º)
Operário (4º) x Azuriz (5º)

Os jogos vão acontecer nos dois próximos finais de semana. As datas e os horários serão anunciados nesta segunda-feira (26) pela Federação Paranaense de Futebol. Em caso de empate no saldo de gols após o segundo confronto, a disputa vai para os pênaltis. Athletico, Coritiba, Maringá e Operário atuam como mandante na rodada de volta.